Saúde

De manhã, após o almoço ou a tarde.. Quem gosta de café não dispensa essa bebida em nenhuma hora do dia. Mas você conhece os benefícios do café na saúde? Confira a nossa lista!

Alivia o Stress

Em um estudo feito simultaneamente nos Estados Unidos, Portugal e Brasil ficou comprovado que o café e sua cafeína ajudam a melhorar o humor, aliviar o estresse e ainda garante mais desempenho no tempo de reação, memória e raciocínio.
A pesquisa foi realizada com ratos e nesta pesquisa os animais passaram por situações estressantes como banho gelado e inclinação na gaiola. Durante três semanas, metade deles tomaram água com cafeína e a outra metade água normal. Notou-se que os ratos que consumiram apenas água normal apresentavam níveis alterados de estresse perceptíveis quimicamente no cérebro e no comportamento. Os animais que estavam consumindo cafeínas não apresentaram alterações.

Alcoolismo e Drogas

Assim como o café pode ajudar no combate da depressão, ele pode inibir o alcoolismo e o consumo de drogas. Os ácidos clorogênicos e os quinídeos formados na torra adequada do café podem até ser mais importantes que a cafeína na bebida e de grande ajuda na prevenção e controle da depressão e suas consequências como suicídio e o alcoolismo, uma forma lenta de suicídio e suas consequências, como a cirrose.
Muitos medicamentos contra essas doenças contam com medicamentos com propriedades antagonistas opióides, como o naltroxone e o nalmefene e o café possui naturalmente potentes antagonistas opióides como os quinídeos formados na torra do café a partir dos ácidos clorogênicos. 

Rejuvenesce

O café é estudado e utilizado pela indústria de cosméticos há muitos anos. Marcas como Natura, Avon e Attrato apostam nas substâncias antioxidantes do café verde para melhorar a eficácia de seus produtos.
Esse interesse se dá pela presença de muitos componentes do grupo dos polifenóis e
antioxidantes (estes responsáveis por atrasar o processo de envelhecimento e o aumento da esperança de vida). Além de ajudar na saúde, os extratos do grão verde são os mais utilizados na produção de cremes anti-rugas.

Reduz o risco de perca de memória

O café melhora a memória e ajuda a prevenir a demência e doença de Alzheimer em pessoas idosas. A bebida ajuda a bloquear os efeitos de um neurotransmissor chamado adenosina e este bloqueio ajuda a aumentar a eficiência do neuronal no cérebro e que libertam neurotransmissores como a dopamina e norepinefrina.

Estimula a Digestão

Mesmo sendo um sucesso absoluto depois do almoço, poucos sabem que o café é recomendado para estimular a digestão. A bebida estimula os intestinos, o reflexo do estômago e do retosigmoide (parte final do intestino grosso), aumentando assim o movimento gastrointestinal e facilitando a digestão.

Ajuda no emagrecimento

A cafeína presente no café é uma grande responsável por estimular e aumento o desempenho em exercícios físicos. Além desse estímulo extra, o café ajuda na liberação de ácidos graxos da gordura estocada em nosso corpo, queimando toda a gordura acumulada.

TOP